Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

SE LULA FOI O MELHOR, PORQUE OS OUTROS NÃO FORAM.

O fenômeno LULA tem sido estudado e analisado por inúmeros economistas no Brasil e no exterior, e a pergunta que não quer calar é a seguinte. Se Lula conseguiu, porque os outros não conseguiram? Quando Lula conseguiu o prêmio de ESTADISTA GLOBAL pela elite econômica estabelecida em DAVOS, na Suiça, Elite essa que é a nata do capitalismo mundial, LULA foi considerado um exemplo a ser seguido no mundo inteiro, porque projetou o Brasil, uma notória república das Bananas, no rastro das economias emergentes, chegando quase ao 5º lugar entre as maiores economias do mundo.


Em janeiro de 2010, o ex-presidente Lula, que hoje sofre uma caçada judicial e midiática sem precedentes no País, se tornou o primeiro chefe de Estado a receber o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial, em Davos; prêmio foi uma homenagem pela atuação de Lula na erradicação da pobreza, redistribuição de renda e paz mundial; oito anos e um golpe parlamentar depois, Michel Temer foi a Davos discursar para uma plateia vazia, expondo ao mundo a irrelevância em que se transformou o Brasil na economia global

Nessa época não se dava pitaco no Brasil como agora está acontecendo. Todos aplaudiam. Não se falava em reforma da previdência porque o orçamento era superavitário por conta dos sucessivos recordes de arrecadação.

Então o que está acontecendo agora, e principalmente. Se Lula conseguiu, porque os outros governantes antes e depois não conseguiram?

Vejo a resposta como muito simples. Acho que Lula é um gênio da política, um grande articulador, mas em matéria econômica Lula fez simplesmente aquilo que tem que ser feito. Vou elencar aqui algumas atitudes que com certeza seriam a chave para um programa presidencial exitoso.

É evidente que o Brasil tem todas as condições para ser uma grande potência, uma grande economia e um grande país, pois tem todas as condições primárias para isso que eu vou relacionar abaixo.


  • É um país rico em comodities e não depende de nenhum outro. Tem reservas importantes de minério de ferro, manganês, niobio, e de resto quase todos os outros importantes minerais do planeta. Tem madeira, tem petróleo, tem ouro, etc...
  • Tem um parque industrial instalado que precisa apenas de um pequeno incentivo para explodir e se tornar um dos mais importantes do mundo, capaz de suprir inúmeros outros países com mercadorias das mais diversas a preços competitivos. Esse "INCENTIVO" deveria ser uma redução da pesada  carga tributária que pesa sobre si, mas é importante que a redução dessa carga tributária seja condicionada ao aumento de produtividade e investimento. Assim o que o governo perder em arrecadação com a redução da carga tributária estará ganhando com o aumento da produção. Perde qualitativamente mas ganha quantitativamente.
  • Tem uma mão de obra razoavelmente especializada e um grande contingente de jovens que poderão ser rapidamente treinados nos SENAI/SENACs para um mercado em expansão.
  • Tem uma grande quantidade de pontos turísticos que podem e devem ser explorados. O Turismo é o esteio da economia de muitos países.
  • Tem uma agricultura especializada que hoje não perde para as mais avançadas do mundo e grandes extensões de terras cultiváveis.
  • Tem uma importante estrutura Hidro elétrica instalada, e território em abundancia para instalação de painéis solares, a grande coqueluxe do momento.
  • Tem reservas de agua doce em abundância.

Enfim acredito que até esqueci de falar de muitas vantagens em relação a outros países do mundo como por exemplo a grande estabilidade em termos de fenômenos climáticos etc...

Todos os países que tem dimensões continentais como o Brasil são potências, e porque como diz Noam Chomsky, o Gigante do Sul não acorda?

Mas o que poderia ser feito em termos de política para impulsionar o Brasil, que foi o que Lula fez.


  • Em primeiro lugar é necessário que o BNDES exerça o seu papel que é o de emprestar dinheiro a juros mais baixos para as empresas pequenas médias e grandes desenvolverem-se.

  • Para que as pequenas médias e grandes empresas desenvolvam-se é necessário uma economia em expansão e para isso é necessário alguns projetos Âncora. como as lojas âncora nos shoppings. São essas lojas que promovem o boom dos shoppings e não as pequenas. Esses projetos âncora poderiam ter como pano de fundo o PRÉ SAL e a PETROBRAS. Construção de plataformas nos estaleiros Brasileiros promovendo empregos, e renda. Incentivos a construção Civil no sentido de aproveitar o déficit de moradias e criar um boom da Construção civil. Construção de refinarias para que o petróleo seja refinado e seus derivados sejam produzidos aqui no Brasil e se possível exportados já beneficiados.
  • Incentivo ao ensino pois é o ensino que irá preparar jovens para uma economia em expansão, e principalmente incentivo à pesquisa mantendo aqui no Brasil os cérebros Brasileiros.
  • Incentivo ao crédito pois o crédito mais barato irá expandir os negócios e alavancar o comércio e a indústria produzindo assim mais empregos.

  • Reduzir drasticamente a taxa de juros da economia. Acabar com a prevalência do COMITÊ DE POLITICA MONETÁRIA DO BANCO CENTRAL. Quem tem que gerir a economia não são os Bancos e sim o Governo. A taxa de juros do Brasil em torno de 7% é uma das mais elevadas do mundo senão a mais elevada e atravanca o nosso desenvolvimento. Um projeto de lei tiraria do COPOM o direito de determinar a taxa de juros e devolveria essa incumbência ao governo que a reduziria por decreto. E acabou a mamata dos Bancos. Essa simples providência reduziria os encargos do próprio governo que é o maior pagador de juros do país e é por isso que precisa arrecadar e roubar os aposentados todos os anos, retirando-lhes as receitas através da DESVINCULAÇÃO DE RECURSOS DA UNIÃO, ou seja roubando o dinheiro dos aposentados. Só isso seria uma alavanca no desenvolvimento do país.
Poderia ainda citar outras medidas importantes que foi o que Lula promoveu, mas está claro que se Lula fez o ue fez e os outros não fizeram é porque não desejam fazer. Há interesses de dentro e de fora que pretendem transformar o Brasil em uma Serra Leoa escravizando seu povo e roubando seus recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.