Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

ARMAS PARA COMBATER O MAL.

O mal existe, (DOENÇAS, POSSESSÕES, ACIDENTES, RUÍNA) e todos nós podemos ser vítimas dele, porque vários fatores podem concorrer para isso. 


O mais importante desses fatores é o que os orientais denominam de  "Karma" ou "Carma".


UMA DAS REPRESENTAÇÕES DE KARMA, OU LEI DO RETORNO. TUDO QUE SEMEAMOS RETORNA PARA NÓS EM FORMA DE COLHEITA.



Carma como termo oriental ou lei de causa e efeito (sânscrito: कर्मन karman, páli: कमा Kamma) significa "ação" ou "fazer"; refere-se a "ação intencional", tendo necessidade de volição no ato. É uma expressão de causa e efeito natural, comumente a palavra é usada para se referir tanto ao ato quanto suas consequências.

Estas ações trazem como consequência um fruto (páli, phala) ou resultado (vipāka), ou na vida presente ou num contexto de um nascimento futuro. Carma é o motor que impulsiona o ciclo de renascimentos,(saṃsāra), para cada ser.

A lei de causa e efeito parte do pressuposto de que tudo o que é vivo no universo está sujeito a tal lei. Uma ação, uma palavra ou um pensamento, é uma forma de criar uma causa. O efeito corresponde a causa praticada, boa ou má. Uma pessoa que leva sofrimento a qualquer ser (qualquer ser vivo), terá uma vida vazia e infeliz. Ao contrario uma pessoa que leva felicidade e esperança a outros seres, terá uma vida feliz e próspera.

O Budismo ensina que todas as coisas, tanto materiais como imateriais, estão totalmente sujeitas à influência de causas e são interdependentes.


As religiões Cristãs (católica, evangélicas, espírita kardecista, etc...) também fazem suas referências a essa lei universal. Vejamos alguns trechos bíblicos.


Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.Gálatas 6:7
Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Mateus26:52



Poderíamos aqui ficar citando várias outras passagens bíblicas que demonstram inequivocamente a lei de causa e efeito, ou a lei do Carma ou Karma,  mas essa lei não se cumpre de forma inexorável, porque por trás dela existem atenuantes e agravantes. 

Um dos atenuante é a capacidade de quem transgride a lei de entendê-la. Por exemplo, um leão que caça um animal, irá lhe impingir sofrimento, mas esse age pelo instinto, e nesse caso o sofrimento que causa tem uma responsabilidade menor por que ele não tem a capacidade de entender a lei. 

Da mesma forma alguém que está dentro de um contexto de guerra por exemplo. Ao impingir sofrimento, pode  faze-lo porque está executando uma determinação imposta pelas circunstâncias. Nesse caso a sua responsabilidade será proporcional ao grau de necessidade, instinto ou fatores que lhe induzam à necessidade naquele momento de produzir aquele mal.

Outro fator atenuante é o grande e infinito amor de Deus. Embora a lei universal exista, Deus que é pai e é amor infinito, busca sempre formulas e formas para atenuar o sofrimento de nós que como suas criaturas somos alvo do seu infinito amor, porque a LEI DO KARMA ou LEI DE CAUSA E EFEITO não tem o objetivo predefinido de punir quem transgrediu a lei, mas apenas de educar. 

Uma vez que a criatura aprendeu e se modificou, transformando-se em uma criatura melhor, e que não irá mais repetir os erros do passado, cessa a necessidade de pagar pelo sofrimento o mal que praticou, mesmo que esteja sendo cobrada por quem foi sua vítima.

Mas apesar de sermos perdoados por Deus e termos nossas dívidas atenuadas, as vezes precisamos sofrer para nos modificarmos de verdade, e não apenas aparentemente, porque Deus vê tudo e sabe se realmente nos modificamos.


Às vezes é preciso perder para dar VALOR
É preciso chorar para aprender a AMAR.
É preciso confiar para se ENTREGAR,
e ainda assim a grande verdade é que,
é preciso ouvir para nunca GRITAR
Todos irão sofrer um dia, para saber,
o verdadeiro sentido da felicidade!
Se sentir saudade: PROCURE.
Se sentir vontade: FAÇA.
Se tiver vontade: LUTE.
Se perder: ESQUEÇA.
Se gostar: VIVA!
"Muitas vezes deixamos de lutar pelo que realmente
queremos pelo simples fato de não querer ouvir um NÃO
Errar é humano.
perdoar é preciso...
E correr atrás daquilo que realmente queremos é uma obrigação nossa!!!
Viva... Ame... Pense... Erre...
e depois do erro corra atrás para refazer o seu acerto...
As coisas representam na sua vida aquilo que você aceita que representem.
Se entender que elas encerram derrota, tristeza e medo, será isso que refletirão sobre você.
Se admitir haver nelas vitória, bênção e felicidade, elas se comportarão dessa forma em relação à sua vida.
Seus olhos são elementos de grande importância no relacionamento com as pessoas, No contato com as coisas e o mundo em geral. Bem por isso, você deve se acostumar a ver tudo com bons olhos.
Essa realidade vale também para os outros.
Quando você olha para alguém com ódio, gera violência. Com medo, produz insegurança. Com desconfiança, obtém rejeição.
Se olhar com amor, criará felicidade. Com ternura, aceitação. Com segurança, paz.
Reconcilie-se com você mesmo e com os outros.
Permita que Deus habite em você, Olhe para o mundo da forma que Ele o faz, e descobrirá a luz em seu viver.



Esse é um mecanismo extremamente complexo, mas que está por trás de todos os sofrimentos humanos. Aquilo que sofremos hoje é resultado do que construímos no passado e no presente. 

Nós somos os arquitetos da nossa própria vida futura e sofremos hoje as consequências do que fizemos em vidas passadas ou na vida presente.

Um dos mecanismos extremamente complexos que Deus encontrou para que sofrermos menos é o envio de um filho muito amado, Jesus. O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.


Para poder compreender bem essa analogia entre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e o mecanismo de perdão e de remissão das faltas da humanidade, compensa acompanhar o estudo do eminente conferencista Haroldo Dutra Dias que iremos reproduzir aqui, já que é preciso entender certas particularidades dessa doutrina teológica que é o cerne das doutrinas cristãs.






Portanto os mecanismos do mal buscam nos atingir, mas podemos usar certas armas contra isso. A maior de todas as armas é o imenso amor de Deus por nós, pois nada pode suplantar a vontade de Deus, e se ele nos ama, estamos sob sua proteção e dentro dessa proteção nada tem poder contra nós.

Mas duas coisas são requeridas para isso. Amar a Deus e guardar os seus mandamentos.

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 
Se me amais, guardai os meus mandamentos.João 14:13-15



E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 

Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. 

E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 

Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Lucas 11:9-13





Entretanto nem tudo nos pode ser dado mas somente aquelas coisas que não irão nos prejudicar no futuro. Deus como pai sabe o que é melhor para nós.


Portanto se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos, iremos entender que o pai é soberano e não nos revoltaremos quando ele nos negar alguma coisa, porque ele sabe o que é melhor para nós.

Um pai não dá um escorpião ao seu filho mesmo que ele o peça.






Porque o pai sabe que aquilo não lhe fará bem, embora o filho possa não saber.

Para nos proteger do mal é importante buscar a Deus. Dentro dessa busca, Deus se aproxima e nos protege. Isso é inexorável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.