Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

CORRIJA SUAS IMPERFEIÇÕES


A maioria das pessoas criticam diversos assuntos e todas proclamam e se consideram sendo possuidoras da verdade, criticando coisas que podem não merecer críticas.
Por essa razão deveríamos ter muito cuidado quando criticamos alguma coisa. 

Existe uma certa cegueira em todos nós, entre os quais me incluo em perceber verdades, principalmente quando essas verdades são críticas em relação a nós próprios, ou às nossas coisas ou às pessoas que gostamos ou amamos.

Todos nós temos a tendência a crermos que estamos com a razão. Se alguém tece uma crítica em relação a nós, ficamos magoados. É natural. Nosso amor próprio é atingido, ou seja nosso EGO é agredido.

Por isso continuamos cegos e há um preço a se pagar quando cremos em falsas verdades, principalmente em ralação a nós próprios.

Levam uma grandiosíssima vantagem em tudo na vida, aquelas pessoas que conseguem se conhecer e dessa forma passam a agir com o conhecimento do que realmente são e não do que julgam ser, conhecendo suas limitações e interferindo positivamente na superação dessas limitações, agindo de acordo com esse conhecimento.

É preciso em primeiro lugar desenvolver o senso de humildade. Nós não somos por nós mesmos absolutamente nada, porque não sabemos se estaremos vivos daqui a um minuto. Por isso temos que baixar bem a bola em relação ao nosso orgulho que certamente temos. Todos tem, alguns mais, outros menos.

Depois temos que desenvolver o sentimento do amor. Primeramente em relação a nós próprios. Temos que gostar de nós, mesmo sabendo que podemos ser orgulhosos, avarentos, nervosos, injustos, folgados, etc... Depois temos que passar a nos observar. Detectarmos os nossos defeitos antes que outros o façam. Nada de se achar "PERFEITO". Isso não existe. Todos tem defeitos e todos tem direito de errar. Então temos direito de ter todos os defeitos do mundo, mas podemos começar a trabalha-los e aperfeiçoarmo-nos antes que outros nos observem e descubram antes de nós.

Depois temos que desenvolver a capacidade de amar os outros. Ser tolerante em relação aos defeitos dos outros, porque se todos tem direito de errar inclusive nós, porque os outros não tem? 

Ao vermos aquele facinora na TV que acabou de matar aquela mulher ingênua e perfeita, nada de pensar em extermina-lo como se fosse uma pulga. Ele não é uma pulga. É um ser humano. Precisamos então aprender a ama-lo. Pensar. Êle tem uma mãe que deve estar sofrendo pelo seu filho ser assim.

Isso não lhe exclui a culpa, mas também não devemos odiar ninguém.

O amor é o sentimento mais positivo que existe. Ele nos plenifica de luz e nos sintoniza com Deus, porque Deus é AMOR.

O ódio por sua vez é o mais corrosivo e o mais doentio dos sentimentos. Como um ácido corrosivo ele nos destrói por dentro corroendo nossa saúde e nosso equilíbrio e nos enchendo de trevas.

Tornamo-nos presas fácil das trevas nesse momento, portanto, amemos e conheçamo-nos. Sejamos rigorosos conosco mesmo, e tolerante para com os outros. esse é o segredo da iluminação.



Criticar os outros é atitude fácil, cômoda. É tendência da maioria.
A auto-crítica já não é comum. Nem todos têm coragem de enfrentar sua própria realidade.
As pessoas quase sempre vivem em fuga. Vivem se distraindo com as coisas de fora, deixando o tempo passar.
Se você quer assumir compromisso sério com sua renovação interior, pode combater as próprias imperfeições por etapa, progressivamente.
Primeiro, a sinceridade de reconhecer as deficiências que carrega; depois, a disposição de combatê-las.
Analise uma dificuldade íntima que lhe esteja causando maiores problemas e trabalhe no sentido de eliminar o mal pela raiz. Prossiga burilando sua alma em todos os ângulos.
Evite escapatórias. Enfrente a realidade e liberte sua consciência.
Livro Boa Idéia
Pastorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.