Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

OPÇÕES PARA COMPRAR UM CARRO EM TEMPOS DE APERTO. ARMADILHAS DO MERCADO

Por curiosidade, como o banco no qual eu tenho conta me oferecesse empréstimo em largos banners, resolvi fazer uma simulação. Estou querendo comprar um CRV, aquele jeep da Honda. Um modelo 2010 está saindo por uns R$50.000,00, um pouco mais, um pouco menos.

Coloquei no campo correspondente a valor do empréstimo, os R$50.000,00 em 48 vezes. Deu uma prestação de uns R$3500,00 (Três mil e quinhentos reais) em 48 vezes.

Isso somado, (PORQUE EU SEI FAZER CONTA) deu inacretitáveis, adivinha quanto? R$ 168.000,00 

Não! Eu não errei na conta! Cento e sessenta e oito mil reais. Arredondando, Cento e setenta mil reais, ou seja, eu compro um carro e pago 3,5 carros.


Fiz a simulação para o CRV 2010 mas já desisti de comprar esse carro, porque nunca gostei muito das linhas do CRV, mas já o 2012 ficou caprichado. Veja a comparação:


CRV2012
CRV 2012


CRV 2010
CRV 2010

Como é possível verificar, o 2012 ficou muito mais bonito embora custe 40% mais, ou seja em torno de R$70.000,00 (Setenta mil reais) mas vale a pena.

É por isso que eu não pego empréstimo a dois anos.

Bem! mas eu imaginei que isso seria porque tratamos de empréstimo direto ao consumidor que é uma modalidade de empréstimo no qual as taxas de juros são as mais salgadas do mercado, depois dos cheques especiais e do cartão de crédito, é claro!

Isso porque tem muita gente pegando empréstimo pessoal para quitar dívidas de cartões de crédito e cheques especiais levando vantagem, é claro, e os bancos espertamente aumentaram também os juros dos empréstimos ao consumidor, porque a lei dos bancos é a lei de Gerson. "LEVAR VANTAGEM EM TUDO" contribuindo para a ruína de muita gente humilde e trabalhadora que fica escravizada para pagar essa corja de banqueiros gordos com seus rabos gordos entalados nas suas cadeiras almofadadas.

Banqueiros são uma classe de pessoas, que exploram o melhor negócio do mundo. A agiotagem oficial e estimulada. Se eles percebem que você tem dinheiro, eles te oferecem cartões de crédito, empréstimos, cheques especiais, financiamentos de automóveis e toda sorte de estímulo à gastança, na esperança de que você se torne um devedor. Feito isso eles irão viver do seu sangue, explorando o fruto do seu trabalho.

E você não poderá culpar ninguém a não ser a você mesmo porque não soube administrar o seu dinheiro.

Em certa ocasião de minha vida eu fui vítima dessa armadilha, ou seja, eu entrava no cheque especial, e quando recebia o meu pagamento eu quitava o cheque especial para depois entrar de novo no vermelho e usar o cheque especial. Resolvi então fazer as contas e verifiquei que entre juros e taxas, eu estava deixando no banco todos os meses aproximadamente 30% da minha renda. 

Foi então que resolvi reverter esse quadro o que consegui depois de algum tempo.

E o pior disso é que o Banco invariavelmente trata mal aos que escraviza, e comigo não foi diferente. Hoje isso é coisa do passado. Aprendi a duras penas que o segredo da tranquilidade é uma lei muito simples: Gastes sempre menos do que recebes. Feito isso tudo se resolve.

Bem, mas voltando à aquisição do meu carro, fui ver a taxa do empréstimo para financiamento de veículos. Bem! ai a taxa é bem mais palatável. Você hoje paga aproximadamente, 1,3 a 1,5 vezes o valor financiado. Ou seja se eu pegar R$50.000,00 (Cinquenta mil reais), pagarei entre 130.000 (Cento e trinta mil reais) a 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais) Muito caro. 

Fui então ver os consórcios. Verifiquei que entre taxa de administração, fundo de reserva e os diversos seguros que compõem a prestação do consórcio, a taxa que se irá pagar sobre a parcela mensal de pagamento do veículo é de 27% a 33% de acordo com o consórcio escolhido. C A R Í S S I M O.

Ou seja se você pega um carro que custe R$70.000,00 (Setenta mil reais), no consórcio esse carro sairá por R$90.000,00 (Noventa mil reais) em um dos consórcios mais baratos do mercado. Essa taxa representa 28% do valor do veículo.

Chego então à triste conclusão que uma das formas mais em conta de se comprar um carro onde você já está sendo ROUBADO mas roubado com todas as letras maiusculas e grifadas(VEJA O VÍDEO ABAIXO), é pegando o valor da prestação que você iria pagar de consórcio e aplicar no TESOURO DIRETO.



Mas pergunto. Como investir em Tesouro direto por meio de um banco?


O tesouro direto é a modalidade de aplicação que oferece hoje no mercado os melhores rendimentos de forma segura, porque você pode auferir rendimentos mais expressivos aplicando em bolsa por meio dos fundos de investimento em bolsa ou aplicando diretamente, mas isso é um jogo onde se pode perder e ganhar, e obviamente oferece riscos, portanto se você não quer correr riscos ou não tem tempo para ficar acompanhando o sobe e desce das bolsas de valores, o melhor é aplicar em Tesouro direto, onde as taxas de juros superam qualquer outra aplicação em Bancos. Os Bancos obviamente querem que você aplique no Banco onde eles utilizarão seu dinheiro para emprestar a outros utilizando taxas de juros abusivas que os farão lucrar com o seu dinheiro.

Por isso é que eu não consigo aplicar em Tesouro direto por meio do meu Banco, mas se eu não consigo aplicar por meio do meu Banco poderei escolher uma corretora que ao contrário do meu Banco nem me cobra taxa de administração.

Veja esse exemplo assistindo ao vídeo da EASYNVEST abaixo.

Faça uma simulação

Simule o seu investimento e veja o quanto você pode acumular ao investir em Títulos públicos.
R$ 5.000,00
2 meses
Tesouro IPCA
Tesouro Prefixado
Tesouro Selic

Investimento

Prazo de investimento

Título escolhido

Tesouro Direto x Nova Poupança

R$ 5083.49

Tesouro Direto
Easynvest

R$ 5065.71

Poupança

Rende
27,07%
a mais
Tesouro Direto Easynvest
Nova Poupança

Taxa de administração

0%

EASYNVEST

X
0,30%

OUTRAS CORRETORAS

Com a TAXA ZERO de administração da Easynvest seu investimento rende mais:
R$1,88


Considerações utilizadas na simulação:
1. Data da última atualização: 24/08/2015
2. Taxa de rentabilidade da Poupança: 0,6550% a.m.
3. Tesouro Prefixado 2018 (LTN): 13,95% a.a.
4. Tesouro IPCA (NTN-B Princ): 7,35% a.a. + IPCA (6,17% últimos 12 meses)
5. Tesouro Selic (LFT): Taxa selic de 14,15% a.a.
* Valores referentes a data da última atualização e podem sofrer alterações de acordo com o mercado.
* Resultados da simulação são líquidos de IR, considerando a tabela regressiva, e taxa BM&FBovespa de 0,3% a.a.



Dúvidas? Acesse aqui as perguntas frequentes.

Veja a Tributação








Portanto se você deseja comprar seu carro e não quer ser ROUBADO pelas financeiras, já que pela compra do carro não tem jeito, aplique no TESOURO DIRETO, até ter o valor do veículo, ou pelo menos 60% do seu valor, e depois negocie uma taxa de juros decente.

BOA SORTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.