Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 16 de março de 2015

WINDOWS 10 - APENAS MAIS UM SISTEMA OPERACIONAL


BAIXE O NOVO SISTEMA OPERACIONAL DA MICROSOFT ATUALMENTE SENDO OFERECIDO GRATUITAMENTE.
É só clicar em uma das três opções abaixo.

No site da Microsoft No site independenteNo Blog FilosofiaeTecnologia


O Windows 8 nem ainda emplacou e a Microsoft já acena para mais um sistema operacional. Pulou o 9 e agora foi direto para o Windows 10. Como sempre muitos usuários não vão querer migrar. Foi o caso do windows XP para o Windows Vista que acabou não emplacando, vindo depois o Windows 7 mais leve que emplacou afinal e atualmente o Windows 8 e sua atualização windows 8.1 lutam para emplacar. Não estão conseguindo. Há críticas exacerbadas contra esse novo sistema operacional. A crítica mais feroz é a que muitos fazem. "SUMIU MUITA COISA" De fato está tudo lá, mas não onde estava antes.


Entretanto de um jeito ou de outro, um novo sistema operacional acaba por emplacar porque traz normalmente suporte às novas tecnologias. Tecnologias de rede, plug and play, USB que agora vem com a nova versão 3.0, e outras coisinhas mais que acabam por forçar aos usuários menos empedernidos a migrar finalmente.

Outra forma de forçar a migração é trazer esse sistema operacional pré instalado em máquinas novas, principalmente nos notebooks.

Normalmente um novo sistema operacional não é diferente do anterior. É o mesmo sistema operacional com uma interface diferente e algumas modificações, na verdade atualizações do sistema anterior, que nem sempre necessariamente significam melhorias. Às vezes são regressões em filosofias que deram certo. Foi o que ocorreu com o Windows Vista. Excessivamente preocupado com a segurança, tornou-se um sistema insuportável.


Depois de imagens e vídeos, agora foi a vez do próprio Windows 10 build 10036 vazar na Web. A versão 64 bits deste build e uma mídia contendo os pacotes de idioma já podem ser encontradas em diversos sites de compartilhamento de arquivos.


O Windows 10 é o sistema operacional da Microsoft anunciado em 2014 para equipar computadores desktop, tablets, dispositivos 2 em 1 e smartphones da companhia. Ele une a interface clássica do Windows 7 com o design renovado do Windows 8, criando um ambiente versátil capaz de se adaptar a telas de todos os tamanhos.

APARÊNCIA NO CELULAR
A nova atualização do sistema ainda não tem data para ser liberada para o consumidor final, mas os mais curiosos – e conhecedores do sistema operacional – já podem baixar o Technical Preview para uma máquina secundária ou virtual para fins de teste. Se você se encaixa nesse perfil, baixe agora mesmo gratuitamente e confira as novidades.

 MENU INICIAR
Tudo está familiar de novo para quem ainda achava o Windows 7 a melhor versão do sistema operacional mais popular do mundo. No Windows 10, o Menu Iniciar está compacto: uma lista de apps instalados e documentos. Ao lado, os blocos dinâmicos estreados no Windows 8 estão presentes, exibindo informações de clima e notícias.

APARÊNCIA NO CELULAR E NO DESKTOP
Assim como na versão anterior, os azulejos podem ser rearranjados e redimensionados livremente, e tudo se ajusta ao tamanho escolhido automaticamente. Há também atalhos para contatos e websites prediletos – tudo poderá ser fixado e desafixado do Menu Iniciar, deixando-o mais completo de acordo com as necessidades do usuário.
A mais recente modificação no Menu Iniciar irá agradar aqueles que consideram ele pequeno. Agora é possível personalizá-lo com cores de sua preferência, além de expandi-lo para que ele ocupe maior parte da tela, algo como o recurso de maximização de janelas, mas que coloca o menu quase em tela cheia.


Task View e função Snap

A prévia de programas abertos agora exibe miniaturas maiores para que a identificação do app seja mais rápida em multitarefas. Para acessá-lo, continua valendo o conhecido comando Alt+Tab.
Já a função Snap, que colocava apps modernos ao lado de programas para desktop, agora está mais inteligente. A tela continuará a poder ser dividida em duas, mas o usuário terá mais liberdade na hora de movimentar as telas no espaço. O próprio Task View poderá ser usado só em um lado da tela, caso desejado.

LEITURA DE EMAIL NO CELULAR E NO DESKTOP
Desktops múltiplos

Os desktops múltiplos finalmente chegaram ao Windows. Ao clicar em um botão localizado na barra de tarefas, um desktop novo com programas e pastas independentes poderá ser criado para oferecer mais organização ao computador. Itens do trabalho e de uso pessoal poderão, finalmente, estar abertos ao mesmo tempo sem interferirem na experiência do usuário.

DONA DO SKYPE, INCORPORA-O AGORA AO SISTEMA OPERACIONAL PERMITINDO LIGAÇÕES DO DESKTOP E DO CELULAR VIA SKYPE
Apps modernos em janelas

Apps baixados na Windows Store passam a ser abertos em tela cheia somente se o usuários assim desejar. No novo sistema, apps modernos e programas desenhados trabalharão lado a lado em janelas redimensionáveis, o que promete estimular o uso da Windows Store e melhorar a experiência de uso de qualquer programa feito para o sistema operacional da Microsoft.

IMPRIMINDO FOTOS
Cortana

Uma das maiores novidades do Windows 10 é a assistente pessoal Cortana que pode ser ativada por meio de comandos de voz tão simples quanto "Hey Cortana". A assistente consegue escolher uma música, abrir apresentações, consultar a previsão do tempo ou consultar seu e-mails usando apenas pelo comando voz.
A assistente pessoal nasceu no Windows Phone e é um dos melhores recursos desse sistema que agora chega ao Windows 10. Ela funcionará nas versões desktop e em outros dispositivos como tablets e celulares. Por enquanto, ela só entende comandos ditos em inglês, francês, italiano, espanhol, chinês e alemão.

UMA NOVA FAMÍLIA DE PRODUTOS,
Novo app de configurações

O Configurações do PC ganhou um substituto simples e intuitivo, que irá facilitar o seu trabalho na hora de configurar o seu computador. Ele foi desenvolvido para lembrar o extinto Painel de Controle (que ainda está presente no sistema), e conta com um conjunto de ícones inéditos. O aplicativo é organizado por área de configuração e ajuda o usuário a ir direto para o que ele quer configurar.
Além do Configurações do PC, outros programas como Pessoas, Outlook, Loja, Fotos e Mapas também tiveram seu design totalmente remodelado.

SKYPE DO CELULAR
Conexão wireless de áudio e vídeo simplificada

Outra boa novidade do Windows 10 é a facilidade da conexão entre seu computador e dispositivos sem fio como caixas de som Bluetooth e televisores compatíveis com a tecnologia Miracast.

O NAVEGADOR SPARTAM
Windows em todos os dispositivos

A nova versão do Windows 10 funcionará em diferentes dispositivos. O sistema já possui uma versão para desktop e no mês de fevereiro, recebeu uma atualização que torna possível instalar o sistema em dispositivos móveis. Com isso ele irá abranger a maioria dos atuais aparelhos.

START SCREEN NO CELULAR E NO DESKTOP
Novo app do Xbox One

O Windows está mais integrado do que nunca com o console da Microsoft. Junto com o sistema operacional vem um aplicativo Xbox renovado que oferecerá lista de jogos e amigos, incluindo chat com quem estiver online no Xbox Live. A interface My Games organiza o conteúdo em colunas, tornando o design e a usabilidade muito parecidos no desktop, tablet e smartphone. Nele você poderá postar em uma timeline, ver as atividades de seus amigos, ver vídeos de gameplay em DVR e muito mais.
Entretanto, a melhor novidade é uma função que concorre com o Remote Play, do Playstation 4: no novo Windows, jogos do Xbox One poderão ser transmitidos pela rede e jogados em qualquer dispositivo Windows 10 sem a ajuda de fios. Com isso, é possível usar o recurso de gravação de cenas para criar vídeos do gameplay e até editá-los no PC, compartilhando nas redes sociais.

TELA DE ABERTURA WEB
Organizando as janelas

Em versões mais antigas do Windows, ao arrastar uma janela para uma das bordas da tela, ela se auto ajustava e então dividia a sua Área de trabalho em duas partes iguais. Com a atualização, se você fizer isso, o sistema imediatamente irá sugerir outras opções de organização.
Com essa mudança, você não precisa arrastar mais de uma janela para ter sua tela devidamente dividida, já que o SO identifica suas intenções. Nesse sistema de organização, você pode fazer uma grade automática com até quatro janelas de tamanho igual.

Melhorias no Windows Explorer

O gerenciador de arquivo do Windows recebeu melhorias e agora é mais inteligente. O Explorer coloca as pastas mais visitadas pelo usuário em destaque e ainda permite fazer buscas em todo o sistema operacional. Para completar, o Windows Explorer permite fixar as suas pastas favoritas na Home para facilitar o acesso.
A ferramenta de busca do Windows agora está fixada no Menu Iniciar e na Barra de tarefas, o que facilita seu uso e a vida do usuário. Com a busca do Windows você poderá buscar não apenas arquivos e documentos, mas também apps instalados no PC e resultados na web.

Melhorias no OneDrive

O OneDrive também recebeu algumas melhorias no seu método de funcionamento. Para facilitar a identificação e sincronização de arquivos do serviço no sistema, a Microsoft modificou um pouco a forma com a qual os itens são sincronizados.
Com as mudança, o usuário já pode pode escolher se quer que todos os arquivos sejam sincronizados ou selecioná-los manualmente. Também existe uma opção que permite escolher o local onde será feito o armazenamento dos arquivos que estarão disponíveis, mesmo quando o PC estiver sem uma conexão com a internet.

Suporte nativo para arquivos MKV

Bastante popular, o formato de arquivos multimídia MKV agora é suportado nativamente pelo sistema. Ou seja, arquivos nesse formato podem ser reproduzidos diretamente no Windows Media Player, bem como nas aplicações de sua preferência, sem a necessidade de instalar codecs. O suporte é tão completo que o sistema exibe miniaturas e metadados dos arquivos no Windows Explorer.
A Microsoft também implementou o suporte para DLNA, o que tornará bem mais fácil a integração do PC com outros dispositivos de mídia.

Spartan: o navegador que substituirá o IE

A Microsoft também confirmou o Projeto Spartan, um codinome para o novo browser que substituirá o odiado Internet Explorer. O navegador ainda está em desenvolvimento, e estará disponível para todos os dispositivos com Windows 10.
Entre as suas novidades, está uma função que permite congelar sites e fazer anotações sobre a tela, seja com uma caneta stylus, mouse ou os dedos. O recurso permitirá salvar notas e prints diretamente no OneNote e compartilhar.

Windows Holográfico, uma nova Era

O Windows 10 terá um "API holográfico" para que desenvolvedores possam criar aplicativos especialmente para dispositivo HoloLens.

O Windows 10 tem estado a ser desenvolvido de forma aberta e com as novidades em que a Microsoft tem estado a trabalhar a serem mostradas com frequência.

Algumas dessas novidades mostram que a Microsoft tem estado a preparar-se para trazer um Windows bem diferente, com as opções certas para agradarem aos utilizadores.

Uma das mais recentes novidades que foram reveladas mostram que a Microsoft vai mudar o paradigma das atualizações, permitindo que estas venham de outras fontes.

A nova opção surgiu de uma das mais recentes versões de testes internos que foram colocadas na Internet. Estas versões não oficiais do Windows têm estado a surgir com frequência e mostram o que se prepara para ser lançado.

Esta alteração, que pode ser já ativada, permite que o Windows 10 receba as atualizações não apenas diretamente da Microsoft mas também de outras máquinas onde estejam já instaladas, via peer-2-peer (protocolo ponto a ponto - O mesmo dos torrents e emule), por exemplo, de outras máquinas na rede local.

Esta opção permitirá que os utilizadores recebam as atualizações sem terem necessidade de estar ligados à Internet, bastando estar ligados a uma rede local, ou que as recebam mesmo em situações em que usam ligações com limites de dados.

São duas as opções disponíveis, que dão um controle aos utilizadores e que permitem não apenas receber estas atualizações de dentro das suas redes mas também de fora, de qualquer outra máquina na Internet.

Claro que esta é uma opção facultativa para os utilizadores e apenas os que assim o entenderem podem ativar e usar. Caso não a queiram a funcionar podem simplesmente recorrer ao sistema tradicional.

Ainda não se sabe quando ou sequer se esta opção vai ser lançada no Windows 10. Sendo esta nova opção descoberta numa versão de testes do Windows, interna à Microsoft, poderá muito provavelmente acabar por ser incorporada em próximas versões.

Para além desta novidade de peso, existem ainda outras que foram descobertas nesta versão que saiu para a Internet. Lentamente vai sendo avaliado e novas informações vão sendo reveladas.

Falamos da possibilidade de controlar a forma como o Windows 10 alterna a sua interface nos dispositivos híbridos, podendo ou não alternar, a atualização da aplicação Insider Hub, que disponibiliza agora estatísticas de utilização do dispositivo, e também algumas alterações Task View (Visualização de tarefas), que passam a permitir ver apenas uma instância das aplicações abertas, quer na barra de tarefas quer na lista de aplicações abertas.

Com uma nova versão pública a ser esperada para muito breve, é provável que a possamos ver em funcionamento também na nova versões esperada, dando início a uma nova forma de partilhar as atualizações.

Esta novidade é apenas uma das muitas que a Microsoft está a colocar no Windows 10 e que rapidamente estão a ser tornadas pública. Tudo aponta para que esta versão do Windows seja do agrado dos utilizadores, conjugando as interfaces possíveis com as plataformas onde poderá ser executado.

O Windows 10 build 10036 traz o menu Iniciar já com o efeito de transparência e uma novidade que deve agradar a muita gente: o suporte nativo para criação de documentos em PDF.

Quando o usuário optar por imprimir um documento, ele agora verá a opção Imprimir para PDF, assim o documento será salvo neste formato automaticamente:

A cada nova atualização, o Windows 10 está ficando mais alinhado com as necessidades do usuário. A última, com certeza não decepcionou. 


O maior destaque do sistema é a Cortana. Muito esperada pelos usuários, a assistente tem potencial para mudar a experiência de uso do sistema no desktop, assim com fez no Windows Phone.

A remodelação dos aplicativos padrão do sistema também é outro ponto positivo. Aparentemente a Microsoft acertou na modificação, o que com certeza aumentará o uso desses programas.

Mesmo com tantas novidades, algumas delas ainda são apenas confirmações (como o Spartan) e por enquanto, ainda não podem ser utilizadas pelos usuários do sistema.

Apesar de ser um processo simples, a exigência de um cadastro para poder baixar e instalar o sistema pode impedir que alguns usuários experimentem o sistema. Seria interessante uma forma mais simples de liberação do download.

Prós
Adaptação a todos os tamanhos de tela
Desktops múltiplos
Menu Iniciar reduzido no desktop
Integração entre apps da Loja e programas clássicos

Contras
Ainda sem previsão de lançamento oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.