Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sábado, 6 de julho de 2013

VIDAS BREVES - OS QUATRO CAVALEIROS SE FORAM.






Uma das coisas que mais me deixou chocado ao analisar a trajetória do seriado BONANZA que é a nossa última matéria, é ter constatado que aqueles garbosos vaqueiros que montavam garbosamente seus cavalos, e saiam em disparada pelas planícies, e eles faziam isso nos filmes a menos que tenham usado dublês para isso, estavam todos já mortos.


BAIXE O 5º EPISÓDIO DA SÉRIE BONANZA CLICANDO AQUI
OU VEJA-O NA TELA ACIMA. BASTA CLICAR NELA.
Talvez essa minha surpresa dê-se ao fato de que temos na cabeça a imagem dos mocinhos ainda da forma que apareciam nos filmes sem que nos dessemos conta de que o tempo passou. Da decada de 60 para cá são praticamente 50 anos, mas até o mais jovem dos mocinhos que àquela época deveria ter pouco mais de vinte anos já se foi.
 Lorne Greene (1915-1987) fez o papel de Ben Cartwright, e era conhecido antes da série pela sua voz poderosa. Era canadense e ficou conhecido pelo apelido de "A Voz do Canadá", título que recebeu pelas inúmeras produções de rádio quando fez a locução naquele país. Pernell Roberts (1928-Vivo) encarnou o papel de Adam, Dan Blocker (1930-1972) personalizou Hoss e Michael Landon (1936-1991) fez Little Joe. Todos os 4 fizeram anteriormente, inúmeros pequenos papéis na TV Americana, mas nenhum deles era conhecido do grande público; o que mudou rapidamente assim que Bonanza entrou no ar. O primeiro episódio de Bonanza foi levado às telinhas da TV em 12 de setembro de 1959. 
Dan Blocker morreu aos 42 anos. Jovem demais. Lorne Green aos 72, e Michael Landon aos 55 anos também bastante jovem. Pernell Roberts se estiver vivo fugiu inteiramente à regra. Terá hoje 85 anos e terá sido dos quatro o que mais terá vivido.

Dan Davis Blocker foi um ator Norte Americano, o qual é mais lembrado por seu papel de "Hoss Cartwright" na série de TV Bonanza",que decorreu no período de 1959-1972.

Nascido em Bowie County, Texas, ele iniciou sua carreira de ator em 1955 com seu primeiro papel no filme "Hook um bandido" (1955).
Dan Blocker começou fazendo pequenos papéis na televisão em programas (principalmente westerns) como "Gunsmoke", "Playhouse 90", "Cheyenne", "Tales of Wells Fargo", "The Restless Gun", "Maverick", "The Rifleman , "e" Grey Theater Zane.

Continuou a fazer pontas em muitos filmes não muito memoráveis, como "The Girl in Black Stockings" (1957), "Outer Space" (1957), e o papel de um Zombie Pré-histórico junto aos Três Patetas, e "Gunsight Ridge" (1957 - não creditado).
Sua grande chance veio com o papel de "Hoss Cartwright" na série de televisão de 1959, "Bonanza", na qual interpretou um dos quatro filhos de um fazendeiro rico de Nevada interpretado pelo ator Lorne Greene.

A maioria dos fãs de "Bonanza" não perceberam que o personagem Hoss Cartwright na realidade se chamava "Eric Cartwright" (Hoss foi um apelido, porque ele "tinha a força de um cavalo."

Durante a temporada de sucesso de "Bonanza", ele criou a cadeia de restaurantes "Bonanza Steak House".

 

Dois de seus filhos - David e Dirk, seguiram seu caminho em Hollywood (David é um produtor e Dirk é um ator). 
Há um museu dedicado ao Dan Blocker em O'Donnell, Texas (Condado de Lynn, a cerca de 40 milhas ao sul de Lubbock, Texas).

Lorne Greene

 

Lorne Greene foi um famoso locutor de rádio e ator norte americano, o qual é mais lembrado pelo seu papel como "Ben Cartwright" na série de televisão dos anos 1960 "Bonanza", e como "Comandante Adama" na década de 1970 da série televisiva de ficção científica "Battlestar Galactica".
Nascido em Ottawa, no Canadá, começou sua carreira enquanto cursava Universidade, e depois de sua formatura começou a trabalhar como locutor de rádio.

Sua voz forte, imponente e calma permitiu que iniciasse sua carreira no cinema como narrador em diversos filmes de guerra, incluindo "Wings of Youth" ( 1940), "Front of Steel" (1940), e "War Clouds in the Pacific" (1941).
Durante a Segunda Guerra Mundial fez uma série de filmes para o público brasileiro, sobre as ações das forças armadas canadenses, e narrou vários filmes de guerra como também de outros gêneros.

Deixou Canadá no começo de 1950 e seguiu para Hollywood onde rapidamente se tornou um ator conhecido em programas de televisão, rádio e filmes.
Em meados dos anos 1960, sua canção, "Ringo", na qual ele fala, não canta , as palavras, atingiu o topo da lista de audiência.
Depois de usar sua voz como o “Big Brother” no filme da CBS "Nineteen Eighty Four", foi convidado para o papel de "Ben Cartwright” na série de televisão "Bonanza" , papel este que o tornaria uma estrela de Hollywood.
"Bonanza", exibido entre 1959 e 1972, foi uma das mais longas séries de televisão que existiram.

De 1963 a 1972 co-organizou a Macy's Thanksgiving Day Parade com Betty White, na NBC-TV.
Também tinha participou de uma outra série televisiva de sucesso, "Battlestar Galacta", a qual decorreu de 1978-1980.
Seu último papel foi como o general Sam Houston, no filme de televisão ".Alamo: Thirteen Days to Glory" (1987).

No final de sua vida, Lorne Greene aceitou novamente o papel de “Ben Cartwright" para a reprise do filme “Bonanza", mas morreu antes que pudesse ser filmado.
Lorne Greene faleceu em 11/09/1987, com 72 anos de idade, no "Saint John's Hospital", em Santa Mônica (Califórnia - EUA), devido à complicações com pneumonia, provocada durante a recuperação de uma cirurgia de úlcera estomacal.

Causa da Morte: Complicações com pneumonia após uma cirurgia de úlcera.
Sepultamento:
Hillside Memorial Park 
Culver City 
Los Angeles County 
California, USA
Local: Block 5, Plot 800, Grave 8



MICHAEL LANDON

Michael Landon foi um famoso ator americano, o qual é mais lembrado pelos seus papéis famosos de "Little Joe Cartwright" da série de TV "Bonanza" (1959 - 1973) e como "Charles Ingallls" da série de TV "The Little House on the Prairie" (Os Pioneiros) (1974 - 1983), de sua produção.


Michael Landon nasceu em Forest Hills , Nova York, sendo seus pais Eli Orowitz Maurice e Orowitz O'Neal Peggy.
A família mudou-se para Collingswood , New Jersey, quando ele tinha quatro anos de idade.
Eli e Peggy não tinham o melhor dos casamentos e muitas vezes aconteciam discussões violentas.
Ele experimentou uma infância estressante e infeliz .
Seu sofrimento de enurese noturna (xixi na cama) complicou ainda mais sua vida.
Sua mãe acreditava que ela poderia curar este problema através da "vergonha". Para isso, cada vez que ele fazi "xixi na cama", ela pendurava o seu colchão para fora da janela de seu quarto no andar de cima para que todos pudessem ver.

Temendo que seus amigos iriam testemunhar o seu problema particular, ele ia para casa todos os dias correndo após sair da escola para retirar a roupa de cama , uma prática que iria ajudá-lo no esporte mais tarde.

Michael Lando retratou esta parte de sua vida no filme de 1976 "The Runner Loneliest", no qual ele atuou , escreveu e produziu. Embora tivesse um nível genial de QI, ele não conseguiu manter as notas para passar na escola.

Foi, no entanto , um estudante popular e foi considerado pela maioria como uma pessoa muito engraçada.

Michael Landon se tornou tão proficiente no esporte que lhe foram oferecidas várias bolsas esportivas, sendo que aceitou a oferta da Universidade da Califórnia.

Lá, ele machucou o braço e foi forçado a abandonar a bolsa de estudos.

Então ele abandonou a faculdade e se tornou empregado de um armazém na Califórnia.

Um dia ele agendou um teste ele e um colega de trabalho na Warner Brothers Studio.
O pessoal da Warner Brothers ficou impressionado com sua performance.

Então a Warner o contratou e o enviaram para uma escola especializada por um período de quatro meses.
Durante este tempo ele decidiu criar um nome artístico, sendo que escolheu o nome "Michael Landon", a partir da seleção entre vários nomes em uma lista telefónica.

Sua primeira aparição notável no cinema foi em "I Was a Werewolf Teenage" , em 1957.
Por volta desta época o produtor David Dortort tinha um programa na televisão em projeto que ele chamava de "Bonanza".

Dortorts fez uma grande persuasão com o pessoal da rede, convencendo a todos de que ele poderia fazer um seriado com atores relativamente desconhecidos.

Esse foi outro ponto decisivo na vida de Michael Landon, e que constituiria a base de sua carreira como ator.

Dortort o escolheu para o papel de Little Joe Cartwright.
Bonanza estreou em 12 de setembro de 1959 e foi um sucesso por 10 dos 14 anos, período em que permaneceu no ar.

Embora envolvido em Bonanza, ele foi capaz de cultivar seu talento de escrever e dirigir.
Escreveu e dirigiu vários episódios.

Little House on the Prairie
Seu projeto seguinte foi Little House on the Prairie.
A série, que estreou em 1974 e terminou em 1983, foi muito bem sucedida.

O ótimo relacionamento com os seus colegas de trabalho sobre esses projetos foi uma parte essencial de sua vida e muitos continuaram amigos até a sua morte.

Em 1984 ele começou uma outra série de sua produção para a televisão, chamado "Highway to Heaven", que foi produzida até o ano de 1989.
Após esse período, Michael Landon estava trabalhando na produção de uma nova série, quando ficou doente e não foi capaz de vê-la terminada.Após alguns exames, ele foi diagnosticado com câncer pancreático.

Michael Landon se casou por três vezes, e foi pai de cinco filhos e de quatro filhas.



Sua primeira esposa foi Dodie Frasier.
Eles foram casados no período de 1956 à 1962.
Em 1963 ele se casou com modelo Marjorie Lynn Noé, sendo que se divorciaram em 1982.

Então casou-se com a maquiadora Cindy Clerico em 14 de fevereiro de 1983.
Sua estrela na Calçada da Fama fica localizada em "1500 - N. Vine Street - Hollywood - Califórnia - (USA)".

Highway to Heaven
1984 – 1989
Na sexta-feira, 05/04/1991, Landon foi hospitalizado no Cedars Sinai Medical Center para averiguação de uma possível úlcera estomacal, mas infelizmente ele recebeu a notícia de que os médicos descobriram tumores no fígado e em seu pâncreas.

Pelos comentários de amigos e pessoas próximas, Mihael Landon era conhecido por abusar de álcool e cigarros, motivo talvez que tenha provocado a doença.

Segundo os médicos, Michael tinha apenas uma pequena chance de sobrevivência, mas seu agente Harry Flynn disse em um comunicado que "Michael disse que iria vencê-lo."
Landon então voltou para sua casa em Bonsall, Malibu (Califórnia - EUA), e ficou sob tratamento intensivo nos meses seguintes, incluindo a quimioterapia e também medicina holística, e até mesmo enemas de café.

No dia 08/05/1991, ele fez sua última aparição pública no Tonight Show, com seu velho amigo, Johnny Carson.

Fãs fizeram vigilia em frente a sua casa, torcendo por sua melhora.
Em 01/07/1991, Landon percebeu que o fim estava muito próximo, e pediu à sua esposa Cindy para trazer todos os 9 filhos (alguns foram adotados) para o quarto, e disse o quanto amava todos os seus filhos, e em seguida pediu para que eles se retirassem para ficar a sós com sua esposa Cindy.

Ela era a única com ele quando ele fechou os olhos e morreu poucos minutos depois.

Mausoleu de Michael Landon


Michael Landon faleceu em 01/07/1991, com 54 anos de idade em sua casa, em Malibu (Califórnia - EUA), devido à problemas provocados por Câncer de Pâncreas.


Causa da morte: Câncer de Pâncreas.

Sepultamento:
Culver City
Los Angeles County
California, USA
Local: Mausoléo.



Pernell Roberts foi um famosos ator norte americano, o qual é mais lembrado e o conhecido como "Adam Cartwright" da séria de TV dos anos 1950/1960/1970, "Bonanza".

Nascido em Waycross, Geórgia, ele começou a atuar durante seus anos de colégio, cantando em shows.

Pernell cursou temporariamente as Universidades Georgia Tech e Universidadade de Maryland (sem graduação), e serviu na Marinha do Estados Unidos.
Seu primeiro reconhecimento notável de qualidade aconteceu durante meados dos anos 1950, quando atuou em uma série teatral da Broadway, em peças de Shakespeare, começando com "Macbeth" (pelo qual recebeu um Prêmio Drama Desk, 1955), incluindo também "Romeu e Julieta" e "A Megera Domada".

Pernell Roberts fez sua estréia na Broadway na peça de curta duração "Hoje em Samarkand" (1955), e fez a transição para a televisão com aparições em programas como "Trackdown" e "Have Gun-Will Travel".
Mas foi o papel de "Adam Cartwright" na popular séria de televisão“Bonanza”, que fez Roberts ter destaque em sua carreira.

Roberts deixou o elenco de Bonanza em 1965, mantendo-se ocupado com participações especiais em uma ampla gama de programas de televisão nos anos 1960 e 1970, inclusive "James West", "Missão: Impossível", "Hawaii Five-O", "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e "The Rockford Files". 
Seu segundo papel mais marcante foi como o Dr. John Francis da série de TV "Trapper John, MD" (1979-1986), pelo qual recebeu uma indicação ao Emmy.

Pernell Roberts faleceu em sua casa em Malibú (EUA), aos 81 anos de idade.

Causa da Morte: Câncer.

Sepultamento: O corpo de Pernell Roberts foi cremado e as cinzas estão em poder da família ou foram espalhadas em algum local especial.

Podemos então tirar disso várias reflexões. Primeiramente a que nos diz que dinheiro e fama não andam necessariamente ao lado de maior expectativa de vida. Pelo contrário. Também podemos depreender que a geração dos anos 20 a 40 sofreu demasiadamente com câncer e outras doenças degenerativas. Porque será? Quantos ainda continuam vivos dessa geração?  Iremos investigar isso. Quais as causas de tanta incidência de câncer? Será os alimentos enlatados, os agrotóxicos? Coisas a pesquisar. Se a expectativa de vida vem aumentando, porque será? Porque a geração que se apaga não usufruiu desse aumento da expectativa de vida? Porque a fama costuma cobrar tão caro?

Certo é que a experiência e a contribuição desses que se foram fazem muita falta para nós. Vejo hoje um novo tempo em que muita coisa ficou para trás e não conseguimos ver a substituição desses talentos no dia de hoje.







2 comentários:

  1. Doc !es lembranças de horas felizes assistindo uma vida perfeita

    ResponderExcluir
  2. Doc !es lembranças de horas felizes assistindo uma vida perfeita

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.