Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

VAMOS FALAR SÉRIO SOBRE EMAGRECIMENTO.


Descobertas recentes, revelam que DIETAS NÃO EMAGRECEM. Isso ocorre por causa do METABOLISMO do corpo.


Estrutura do trifosfato de adenosina, um intermediário central no metabolismo energético.


Metabolismo (do grego metabolismos, μεταβολισμός, que significa "mudança", troca[1]) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células. Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo ocrescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reacções em que o produto de uma reacção é utilizado como reagente na reacção seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma concentrada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reacções desejáveis mas termodinamicamentedesfavoráveis, ao acoplá-las a reacções mais favoráveis. As enzimas regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células.
O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Reacções anabólicas, ou reacções de síntese, são reacções químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de ATP). Reacções catabólicas, ou reacções de decomposição/degradação, são reacções químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica). Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos dejejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso. Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase.
O metabolismo é fundamentalmente estudado pela Bioquímica, usando muitas vezes também técnicas ligadas à Biologia Molecular e à Genética.



Muito se ouve falar em metabolismo, como "eu engordo porque meu metabolismo é lento" ou "meu metabolismo não trabalha da forma que deveria". Assim decidimos esclarecer um pouco sobre o tão comentado metabolismo e também sobre o efeito platô, estado em que o organismo se adapta a uma restrição energética.
Como definição, o metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou seja, a formação de compostos ou pode estar em catabolismo, onde há degradação, ou "quebra" de compostos. No emagrecimento, o organismo está em catabolismo.
O organismo gasta uma quantidade de calorias simplesmente para manter suas funções vitais como respiração e funcionamento cardiovascular, por exemplo, mesmo quando se está em repouso. Esse valor é chamado de Taxa de Metabolismo Basal. Para identificar quantas calorias são gastas em um dia é necessário incluir alguns fatores como peso (quem pesa mais possui necessidade calórica maior), idade (com o avanço da idade o metabolismo diminui), sexo (os homens possuem mais massa muscular e por isso o metabolismo é mais acelerado) e nível de atividade física (a atividade física aumenta o metabolismo) que influenciam o gasto energético do organismo.
Dessa maneira sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente a manutenção do peso atual.
O músculo também influencia o gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e, quanto mais massa muscular está presente no corpo, maior será o gasto calórico. Naturalmente, os homens possuem um gasto calórico maior do que as mulheres, já que eles apresentam uma maior quantidade de massa muscular e menor quantidade de gordura corpórea comparados às mulheres.
Assim, cada indivíduo possui um determinado metabolismo mais lento ou mais acelerado. Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após algum tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição.
Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continue com a eliminação de peso.
Outra alternativa é aumentar as calorias consumidas por um ou dois meses e em seguida diminuir novamente a ingestão calórica, para que o organismo não esteja adaptado à restrição calórica e ocorra o emagrecimento.

Quando se quer emagrecer não adianta recorrer a medicamentos ou dietas milagrosas ou emagrecedores desses que se vendem pela Internet e que são na verdade, armadilhas. Isso porque as dietas emagrecem realmente, mas depois por um mecanismo de compensação, o metabolismo do corpo busca repor toda a gordura que foi perdida. Isso porque o corpo entende que precisa acumular gordura como uma reserva estratégica, e que se você perdeu calorias, é porque elas precisam ser repostas. Como resultado você sentirá fome e necessidade de repor as calorias perdidas.

Alguns medicamentos interferem nesse processo, restringindo a fome, mas nesse caso eles produzem uma alteração na forma normal do corpo interagir, causando distúrbios que podem se prolongar para o resto da vida, modificando inclusive o metabolismo do corpo. Em alguns casos depois disso volta-se a engordar e não se consegue mais emagrecer como era possível antes. Há alterações na saúde, no sistema nervoso, produzindo ansiedade e insônia.
A forma correta então de emagrecer, é aumentar o metabolismo do corpo. 

COMO AUMENTAR O METABOLISMO DO CORPO
O metabolismo de um organismo determina o quanto de substancia são consumidas sendo que o mesmo possui alto poder de recuperação, o metabolismo além dessa determinação possui por exemplo, alguns procariontes utilizam ácido sulfídrico como nutriente; este gás é no entantovenenoso para animais.[2] A velocidade a que se processa o metabolismo, determinada pela taxa metabólica, também influencia a quantidade de alimento requerida por um organismo.
 2
Determine o que influencia o seu metabolismo. Existem alguns fatores que podem mudar e outros que são fixos.

  • Idade - O metabolismo desacelera 5% por década depois dos 40 anos de idade.
  • Gênero - Homens geralmente queimam calorias mais rápido que mulheres
  • Hereditariedade - você pode herdar a taxa metabólica de seus antepassados
  • Desordem da tireóide - problemas na glândula tireóide podem desacelerar o metabolismo, mas são raros.
  • Proporção de massa corporal magra - o metabolismo acelera com a massa muscular.


3
Calcule a sua taxa metabólica em repouso (abreviado aqui por TMD). Ela pode ser trocada pela taxa metabólica basal, e apesar delas serem ligeiramente diferentes, estimar uma das duas já é o suficiente para perder peso. Para calcular a sua TMD, use a equação de Mifflin-St Jeor, que é mais confiável que a de Harris-Benedict. Existem ferramentas online que podem fazer isto por você:

  • TMD = (9.99w + 6.25s) - 4.92a + 166g
  • w = peso em quilogramas.
  • s = altura em centímetros.
  • a = idade em anos
  • g = gênero, 1 para homens, 0 para mulheres.


Ajuste a sua dieta. Sua TMD vai lhe dizer quantas calorias são necessárias para manter o seu corpo em repouso. O seu consumo diário para manter o seu peso deve ser:

  • TMD x 1,15
  • Por exemplo, um TMD de 2000 significa que a quantidade de calorias para se manter é de 2300 (2000 x 1,15).
  • Para perder peso com segurança, não consuma mais do que a sua taxa de manutenção e nem menos que o seu TMD.
  • Conte as calorias registrando o que comeu e vendo quantas calorias cada alimento contém (na embalagem, em tabelas, em livros ou na internet).

Faça refeições pequenas e frequentes. Esticar o tempo entre uma refeição e outra pode fazer seu corpo entrar em modo de emergência, o que significa que ele vai guardar quantas calorias puder e armazená-las em forma de gordura. É por isso que fazer jejuns e pular refeições só pioram as coisas. Além de ter de quatro a seis refeições por dia,  comer lanches saudáveis também acelera o seu metabolismo.

Beba água. Assim como a comida, privar seu corpo de água pode encorajar o armazenamento ao invés da queima. Para fazer o seu fígado focar em metabolizar ao invés de reter, beba a quantidade de água apropriada para seu peso.

Acelere o seu metabolismo com exercícios anaeróbicos. Atividades diferentes queimam quantidades diferentes de calorias, mas o importante é aumentar a sua taxa cardíaca e sustentar a atividade por aproximadamente 30 minutos.


Sobre isso foi recentemente cunhado o termo EPOC que quer dizer "excess post excersise oxygen consumption", ou, em tradução livre, "consumo excessivo de oxigênio após o exercício". Durante a prática de exercícios mais intensos, a utilização do oxigênio é tão grande que o metabolismo acelera pra valer e, mesmo depois do fim do treino, o corpo não volta à situação anterior de repouso imediatamente. 

Simplificando, "O EPOC é o intervalo que o organismo leva para se recuperar e retornar aos níveis energéticos de repouso", explica Raquel Reis, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainer (RJ).



"Nessas ocasiões, o organimso ainda continua queimando calorias por um bom tempo.



Slackline: abdome chapado e coxas durinhas. Experimente!

Treino para quem quer começar a correr e emagrecer



mesmo se a pessoa já estiver descansando", garante Gabriel Signorelli, personal trainer da Academia BodyTech (RJ). Durante o EPOC, o gasto calórico pode se manter a 15% acima do normal, mesmo se estivermos em repouso. É claro que o nível varia bastante de um exercício para outro. Veja as atividades que aceleram o metabolismo.

Atividades físicas que aceleram o metabolismo

Acelere o metabolismo a longo prazo treinando com pesos. Os músculos queimam mais calorias que a gordura (73 calorias a mais por dia), e quanto mais músculos tiver, maior a sua TMD. Cada grama de músculo que ganhar é uma forma a mais de queimar calorias o tempo todo. Este é o único meio de aumentar a sua TMD, equivalendo a 60 a 70% das calorias queimadas por dia.

A VERDADEIRA RECEITA PARA EMAGRECER

Primeiro você tem que se controlar , pois quando você está emagrecendo seu corpo vai fazer de tudo para você voltar ao o que era antes, então umas 2 semana depois que você começa a dieta você vai ficar louco(a) por comida , pois o corpo quer manter o peso......

Mas se quer emagrecer como já disse a primeira coisa é você se controlar !

Coma frutas , legumes , verduras....peixe, se usar fritura faça-o em gordura de coco. Não consuma açucar ou consuma-o o mínmo possível, tome suco natural todo dia. EXEMPLO:  compre polpa de suco tipo acerola e coloque no liquidificador com 750ml de água. Se você conseguir beber sem açucar é melhor senão coloque apenas meia colher de sopa.

Prefira arroz integral . Feijão não engorda .

Evite comer carne vermelha  mas se você não pode passar sem ela, coma apenas 2 veses por semana , nos outros dias coma peixe. OBS: Não recomendamos o consumo de frango pelo seu alto teor de hormônios para engordar o frango. Se for frito faça-o em gordura de coco . Coma o pão  integral pois tem mais fibras.

Pratique exercícios fisicos .....

Agora vou te passar uma dieta que você pode seguir.
...........
café da manha : coma cereal integral (linhaça, germe de trigo, aveia) , pois tem muitas fibras e você fica mais forte para aguentar o resto do mais .Leite só desnatado
.
lanche : 1 barra de cereal
....
almoço : arroz integral , feijão , peixe, salada
..
lanche : 1 activia e 2 frutas
...
lanche : 4 bolachas agua e sal
......
janta : 1 sanduiche natural e 2 frutas......
..... 
frutas você pode comer ameixas, abacate , abacaxi , ,mexerica , tangerina , laranja , melão , melancia , mamão , caqui , banana , maçã , pêssego , nactarina ........
....se hoje você comer abacaxi , ameixa , tangerina e melão ...amanha coma outras frutas , pois assim você proverá seu corpo de outras vitaminas e não sempre as mesmas .....
......
a também e principalmente evite refrigerante .

Beba muita agua ..tipo uns 2,5 litros por dia ou 3 litros por dia de água .

Mantenha uma garrafinha de água ao seu lado e beba de meia em meia hora.

Se vc toma pouca água, umas 3 horas da tarde você pode fzer um terere com 1 litro , 2 litros de água com limão e sem açúcar .
.

Atividades físicas você pode fazer ...esteira ou caminhada , bicicleta , natação , futebol , voleibol , handebol , basketbol ...faça abdominais ou entre numa academia de luta faça muy thay que ajuda muito ou boxe .

1 vez por semana tipo sábado você pode comer pizza ou o que você prefira mas não coma muito.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.