Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

AMOR É TUDO O QUE DEUS ESPERA DE VOCÊ.



Tudo o que existe à sua volta, toda a religião, todas as mensagens que lhe chegam, até a sua própria vida nessa terra, tudo tem uma só finalidade. A finalidade é que possamos desenvolver o sentimento do AMOR. Não existe outra finalidade.

Certa ocasião um discípulo procurou um mestre e lhe perguntou. Você poderia me dizer toda a Bíblia no tempo em que eu permaneço equilibrado em uma perna só?

O Mestre lhe respondeu que seria impossível, porque a Bíblia é um imenso livro em que as pessoas levam um enorme tempo para estudar, as vezes toda uma vida.

Decepcionado o discípulo procurou outro mestre, e esse bem mais sábio, respondeu-lhe, que sim. Poderia dizer-lhe toda a Bíblia no tempo em que ele permanecesse equilibrado em apenas uma perna. 

Dessa forma o discípulo equilibrou-se em uma perna só a espera de que o sábio mestre lhe dissesse toda a Bíblia nesse curto espaço de tempo que poderia levar não mais de dois minutos.

O mestre então lhe falou apenas uma palavra. "AME".

A Bíblia que é o livro que representa para muitas religiões a "Palavra de Deus" resume-se a nos ensinar a AMAR.

Isso fica muitíssimo claro sem nenhuma margem, a dúvidas em duas significativas passagens das escrituras sagradas. Examinemo-las para nos certificarmos.

Mateus 22: 35-40
  • E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
  • Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
  • E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
  • Este é o primeiro e grande mandamento.
  • E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
  • Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.


Vejamos que nessas palavras do mestre Jesus, ele fala sómente de AMOR. Primeiro devemos amar a Deus. A seguir devemos amar o nosso próximo e também devemos amar a nós mesmos. Essas três formas de amar resumem toda a LEI e os PROFETAS, ou seja resumindo. Tudo o que os profetas vieram nos ensinar e escrever, pois foi eles quem escreveram a Bíblia resume-se a AMAR, a Deus, ao próximo e a nós mesmos.

Se observarmos veremos que essa é a grande lei universal. Para isso fomos criados. Para vivermos eternamente em amor. Amando-nos uns aos outros e sendo amados, e sem amor NADA, absolutamente NADA tem mais nenhuma importância. Todos nós precisamos, temos, uma imensa necessidade tanto de amar como de sermos amados.

O maior exemplo de amor veio de Deus em primeiro lugar e de Jesus igualmente. Veja só o que nos informa a Bíblia.


João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Se imaginarmos que Deus é senhor de todo o universo, poderíamos pensar que ele não se importaria conosco meros mortais e que seríamos insignificantes para ele. Dentro da nossa ótica de humanos, não conseguiríamos compreender tal demonstração de amor, porque nós não nos importamos muito com o que está distante de nós. Em seu lugar provavelmente nos acomodaríamos e deixaríamos de nos importar com o sofrimento alheio.


No entanto essa nossa reação egoística que é uma reação bastante humana não é a mesma que rege os princípios universais, dos seres que estão em posições angelicais. 

Esses atingiram tal patamar porque já desenvolveram a capacidade de AMAR todas as criaturas, e o amor é o princípio que os rege. Todos eles portanto nos amam, a cada um de nós e se importam conosco. 

Deus sendo o maior de todos igualmente nutre um profundo amor por cada criatura do universo e como um pai zela por todas elas, a um tal ponto que foi capaz de dar o seu filho unigênito para que perecesse por amor a nós. O filho igualmente aceitou essa missão por profundo amor a nós meros mortais, porém candidatos à vida eterna.

Outra passagem que resume bem a importância que tem o AMOR, é a passagem bíblica de Paulo em que ele sabiamente e inspiradamente descreve essa importância para cada um de nós, CRISTÃOS ou NÃO CRISTÃOS.

1 Coríntios 13 



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.


E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.



E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.



O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.


Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
De acordo com essa passagem de Paulo, resume-se mais uma vez a máxima de que o AMOR é tudo que se pode esperar de nós, e é tudo o que Deus espera de nós.

Não adianta ir à Igreja, e ficar lá dizendo em alto e bom som "GLÓRIA!!!!" se na vida prática se fala mal de alguém (FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO) ou se está odiando alguém ou algo. (O ÓDIO É O SENTIMENTO CONTRÁRIO AO AMOR).

Não adianta ir à Igreja e confessar seu sentimento por Jesus, sua crença em Jesus, sua Fé, se você não faz aquilo que ele mais necessita de você que é dar-lhe um copo de água quando ele está com sede, ou dar-lhe um prato de comida quando ele está com fome, ou ir lhe visitar quando ele está preso ou fazer-lhe uma visita quando ele está doente ou dizer-lhe uma palavra de afeto quando ele está em um orfanato ou em um asilo de velhinhos, ou socorre-lo quando lhe pede comida em um sinal de trânsito.

Realmente você que lê essas linhas não deve ter entendido direito. Mas quando é que Jesus está com sede ou com fome ou preso ou doente ou em um asilo ou orfanato?



Você entenderá com essas palavras de 

MATEUS 25: 1 a 46 

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;

E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.



Essa passagem bíblica fala de um grande julgamento. Um julgamento que ocorrerá e ao qual todos nós passaremos por ele. 





Nesse julgamento uns serão aprovados e outros reprovados. Uns ficarão à direita e outros à esquerda. 

O que será então exigido de você? O que lhe será pedido?
Será suas expressões de "GLÓRIA!!!" nos templos? Ou será a sua transformação em um homem de bem. Aquele que não tem mais egoismo, ódio, inveja, antes nele impera a lei do AMOR por todas as criaturas?? Que é capaz de perdoar todo o mal que lhe fizeram?





Mateus 7:21-23

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Vede com isso que o que Deus espera de você é sacrifício. Não o sacrifício de subir uma escadaria de joelhos, ou de fazer o caminho de San Tiago de Compostela. 

Ele espera de você o sacrifício de se modificar. De ser mais compassivo, mais caridoso, mais amoroso. De praticar o perdão, de amar a cada um dos que se acercam de você. De ser um ser humano melhor, que se abstenha de criticar, e que veja em cada criatura um filho como o pai o vê.

Isso não é uma tarefa fácil, e creia em mim, que você não conseguirá com perfeição, mas se você se empenhar nesse objetivo, creia em mim, você estará oferecendo a Deus o maior presente que ele espera de você.

Não que ele precise disso, mas simplesmente porque ele te ama tanto que quer que você seja melhor. Porque sabe que assim você também se tornará mais feliz.










Um comentário:

  1. Que texto maravilhoso, que possa abençoar a vida de muitas pessoas!

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.