Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VEJA COMO SÃO FEITOS OS CHIPS DE MEMÓRIA

Muita coisa não sabemos sobre a revolução tecnológica que se desenvolve à nossa volta, então vamos conhecer um pouco disso. Veja como são feitos os chips de memória que compramos em nossos pen-drives e  Sd-Cards.

Veja o filme clicando no link aqui ou na figura abaixo








Grande parte do mundo nos dias de hoje depende muito da memória - não é o tipo humano, mas a variedade fabricada. 

Muitos de nós temos uma infinidade de cartões de memória em torno de dispositivos como câmeras, telefones inteligentes, pen drives USB, etc, mas você já imaginou o que acontece na fabricação de um chip de memória? 

Veja "nos bastidores" este video promocional da grande fabricante Lexar que nos oferece uma visão interessante para um processo - que leva uma empresa a consumir um mês em mais de 800 processos para fazer um chip de memória com sala limpa, na qual eles são produzidos, sendo 100 vezes mais limpo do que uma sala de cirurgia de hospital. Isso significa que, a objetivando de chegar a  você, é necessário fazer muito mais do que apenas lavar as mãos.

Chips de memória são fabricados na fábrica da Lexar em Lehi, Utah. Criados em massa em wafers antes de serem cortados em chips individuais, os wafers são enviados para uma fábrica de montagem da Ásia.

O Diretor de Marketing Global da Lexar, Jeff Cable, diz que os mais populares tem a capacidade entre 4GB e 8GB em tendência de consumo.

"Os drives flash não têm partes móveis (estado sólido), eles são incrivelmente resistentes. Recebemos e-mails semanais dos clientes que tiveram seus cartões e JumpDrives passados por máquinas de lavar e secar roupa e eles continuam a trabalhar bem", diz ele.

Os produtos Lexar são testados em todas as unidades para aferir a capacidade e velocidade das especificações. (velocidade nominal).

Enquanto a maioria dos chips de memória Lexar são montados por robôs, na empresa CompactFlash (CF) eles ainda são montados à mão.

Lexar informa que a fabricação não pára nunca, 24 / 7, 52 semanas por ano.



Salas limpas

As salas limpas são salas que foram construídas de tal maneira que minimize a entrada, geração e retenção de partículas em suspensão no interior da sala. 

O uso de salas limpas na indústria aeroespacial e de microtecnologia começou no início dos anos 1960, nos Estados Unidos e em outros países que se preparavam para a "corrida espacial". 

Rápidos avanços estavam sendo feitos nas áreas de tecnologia e bioquímica, assim sendo, cientistas e pesquisadores começaram a trabalhar em níveis cada vez menores. 

Como resultado, os cientistas e os fabricantes exigiram mais e mais ambientes de trabalho rigidamente controlados. Esses ambientes de trabalho controlados passaram a ser conhecidos como "salas limpas", ambientes totalmente fechados a fim de controlar a concentração de partículas no ar. 

Altamente ar filtrado cai no que é geralmente um fluxo laminar para o espaço de trabalho abaixo. Todas as pessoas e os equipamentos que entram e saem da sala são fortemente monitorados, e roupas especiais e acessórios de proteção são quase sempre necessários. As salas limpas contêm equipamentos especialmente concebidos de materiais de fácil limpeza, como o aço e o plástico.

A chave para a "sala limpa" é o número de poluentes do ar, ou partículas no ar. A esterilidade não é geralmente uma exigência, uma vez que a real preocupação quando se trabalha em escalas microscópicas é um prejuízo que pode ser feito por partículas como poeira, areia ou sal; bactérias são uma preocupação para os farmacêuticos em relação aos consumidores. 

A umidade pode mudar a consistência, a carga elétrica, e outras propriedades de várias substâncias. A maioria dos padrões para salas limpas tem foco na eliminação de partículas de 0,5 mícrons ou maiores, embora algumas indústrias altamente especializadas estejam diminuindo o tamanho de partícula no nível máximo permitido. 

Como comparação, um cabelo humano possui cerca de 100 mícrons de diâmetro. É por isso que cada item, artigo de vestuário, fio de cabelo e pedaço de pele exposta são cuidadosamente monitorados em instalações de salas limpas. 

Além disso, o ar que circula em uma sala limpa vindo do ambiente externo é filtrado para eliminar a poeira, e o ar no interior da sala limpa é constantemente reciclada através de filtros para remover quaisquer contaminantes potenciais gerados internamente.

Algumas salas limpas utilizadas por fabricantes especializados em microeletrônica, produtos farmacêuticos, ou circuitos são tão grandes como armazéns e podem manter uma alta classificação de limpeza. 

Os sistemas de sala limpa podem conter vidro, paredes de plástico, ou paredes flexíveis, feitas de material acrílico ou similar flexível. Além dos materiais usados para construir as salas limpas, os materiais que estão autorizados a entrar na salas limpas são regulados com cuidado também. 

Materiais que são formados a partir de fibras naturais, como exemplos, tecidos, papel e lápis, são normalmente excluídos das salas limpas. No entanto, existem muitas alternativas disponíveis para esses materiais. 

Outros materiais tradicionalmente excluídos das salas limpas incluem cosméticos, placas de pedra, lascas de quartzo, as partículas de alumínio, chips de silício, pó de serra e muito mais. 

As fontes mais comuns de contaminação em salas limpas são as pessoas, as ferramentas, os fluidos e o produto gerado.

Existem dois padrões distintos de classificação limpeza. O primeiro é o padrão Fed (Federal) 209, que classifica as salas limpas em quatro classes distintas: Classe 100.000 tem uma contagem de partículas inferiores a 100.000 partículas de 0,5 mícrons ou mais por pé cúbico, Classe 10000 tem uma contagem de partículas inferiores a 10 mil por metro cúbico; Classe 1000 não excede 1.000 partículas por pé cúbico, e Classe 100, a classificação mais elevada nesta norma, nunca tem mais de 100 partículas por pé cúbico. 

Os procedimentos de limpeza para cada uma dessas classificações variam e é grande o cuidado na seleção dos produtos utilizados nestes ambientes. 

O outro padrão reconhecido é o sistema padrão britânico que tem quatro classificações com base em metros cúbicos, em vez de pés, e todos os quatro níveis são ligeiramente mais rigorosos do que as normas do FED.

No teto da sala limpa há um filtro de ar, geralmente HVAC e um filtro com um exaustor. Este filtro puxa o ar de fora, os filtros de poluentes do ar (ou partículas) são jogados para o lado externo, em seguida, envia o ar purificado para o ambiente. Este movimento descendente do ar faz com que as partículas restantes sejam lançadas ao chão e nos cantos, onde eles são mais facilmente sugados pelas fendas que se encontram próximos ou no chão, mantendo um fluxo constante de ar limpo para baixo sobre o espaço de trabalho do fabricante.

Para impedir novos contaminantes do ar exterior, a maioria das salas limpas tem "câmaras" ou antecâmaras de mediação entre local limpo e as salas de fora. A porta da câmara veda o ar no interior, garantindo que nenhum vazamento indesejado e muitas vezes mantendo a pressão do ar dentro da sala ligeiramente maior do que de fora, de modo que, no caso de qualquer vazamento de ar (e poluentes do ar) seriam forçados para fora, não  para dentro.
As salas limpas classe 100 é a terceira mais alta classificação na norma federal padrão 209. A fim de atender às normas, uma sala limpa classe 100 padrão nunca deve ultrapassar as 100 partículas por pé cúbico (as partículas sendo 0,5 mícrons ou maiores).

Como ponto de referência para o quão pequena é a medida de 0,5 mícron, o cabelo humano médio é de cerca de 75 a 100 mícrons. As classes de pureza no ar em salas limpas e zonas próprias são designadas após a determinação do número máximo permitido de partículas nas salas ao mesmo tempo.

A classe 100 que segue as classes de 1 a 10, que são utilizados em laboratórios de produção de circuitos integrados. A classe 100 é equivalente a ISO padrão (Organização Internacional de Padronização). As salas limpas são utilizadas onde o ar é continuamente filtrado e partículas tão pequenas no ar não causam danos para as tecnologias altamente sensíveis.

Como resultado, eles são usados na indústria médica e de informática em laboratórios para aplicações tais como implantes médicos e da produção de discos rígidos ou reparos.

Outras aplicações e indústrias que utilizam salas limpas classe 100 são as dos ramos eletrônicos, de fabricação de sacos plásticos, nano fabricação, preparação de alimentos e de semicondutores.

Devido às normas e regulamentos que salas limpas classe 100 devem seguir, os tipos de materiais de que são fabricados são limitadas. Como resultado, os materiais de painéis ou paredes em salas limpas classe 100 são muitas vezes confeccionados de materiais como acrílico branco, aço ou aço inoxidável além de alumínio ou policarbonato.

Além de regular os materiais utilizados na fabricação das salas limpas, os materiais que entram nos quartos limpos também estão regulamentados. Por exemplo, roupas especiais com proteção capilar são normalmente fornecidas para as pessoas que trabalham em salas limpas, para que sua pele, cabelos e partículas não contaminem a sala.

Esta classe de salas limpas pode ser qualquer um dos 3 tipos existentes: grandes salões, que são amplos e abertos, que são as partes do edifício; modular, que são temporários e pequenos, dentro de outra sala; e de parede macia, onde as paredes são feitas de tecido esticado ou pendurados livremente.

Além disso, eles podem variar em tamanho de grandes espaços abertos para pequenas câmaras em função dos requisitos da aplicação. As características adicionais, tais como controle de temperatura e controle de descargas eletrostáticas também são possíveis nesta classe de salas limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.