Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como configurar a máquina .virtual java jdk7.0.1 no Windows 7

Amigos  vou fazer 60 anos no dia 14 de outubro. Hoje é dia 3 de outubro. Com essa idade resolvi estudar análise de sistemas. Um curso de nível superior da Estácio. O pessoal foge desse curso porque acham que  é coisa de maluco. Acham muito difícil. Realmente eu venho estudando bem. Já passei por barreiras bem difíceis, mas esse período está sendo para mim especialmente difícil. 

A faculdade resolveu colocar sete matérias no período em vez das três em média tradicionais. É bem verdade que aumentou também o tempo de curso que antes era três meses e agora é seis meses, mas o ritmo continuou o mesmo uma web aula por semana, mais uma aula teletransmitida por semana para cada matéria. 

Em menos de dois meses querem empurrar pela nossa cabeça a dentro linguagem de programação Java, para quem nunca programou, projeto de banco de dados, teste de software, medidas de esforço de software, entre outras matérias. É coisa para NERD.

Apesar de tudo eu resolvi adotar JAVA como a linguagem que eu pretendo estudar. Porque eu a vejo como a linguagem que realmente irá dominar no futuro. Portabilidade é a principal razão. Ela roda em tudo o que é sistema desde Mac OS até Open Solaris, passando logicamente pelos tradicionais LINUX e Windows.

Bem, essa matéria é para explicar como configurar seu sistema operacional Windows 7 para rodar a máquina virtual JAVA. Há vários tutoriais  sobre isso na Internet, mas eu vou colocar o meu porque a forma plenamente correta eu não encontrei. Sempre com uma ou outra diferença. Dessa forma fica registrado para minha própria consulta e irá atrair outros que tiverem a mesma dificuldade se estiverem dando seus primeiros passos com a linguagem JAVA.


Não é preciso dizer para o iniciante que é preciso instalar a jdk. No caso escolhi a mais recente  que é a versão "jdk1.7.0" .

Como ambiente de desenvolvimento todos os iniciantes estão escolhendo o NETBEANS, também na versão 7.

Primeiramente faça o Download e instale e deixe que sejam instalados nos diretórios (pastas) padrão.

No caso as pastas serão:
  • Program Files/java/jdk1.7.0
  • Program Files/java/jre7
A seguir no Windows 7 acesse:
INICIAR/PAINEL DE CONTROLE/SISTEMA E SEGURANÇA/SISTEMA/CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DE SISTEMA

Clique na ABA AVANÇADO. Clique no botão VARIÁVEIS DE AMBIENTE.

Em variaveis do sistema clique em "NOVA"
Coloque o nome da variavel como "ClassPath"
Em valor da variável coloque de acordo com as pastas padrão.
;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0\src.zip;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0\lib\tools.jar;.


Coloque do jeito que está acima, com os “;” e com o ponto final. Lembre-se que todas as variáveis de ambiente PATH devem ser separadas por um ponto e vírgula ";" e ao final não deixe de acrescentar também  o ";" (ponto e vírgula), e o ponto final.



Clique em Ok. Agora vamos configurar a variável Path que está em Variáveis do sistema também…



Você seleciona a variável Path e clica em Editar, em Valor da variável você vai ACRESCENTAR (nada de apagar valores) o seu endereço do jdk, se as pastas forem as padrão, ficará assim:



;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0\bin



o “;” é necessário e o “bin” depois do
endereço também!


Em variaveis de usuário mais em cima  clicar em NOVO e depois em editar.

Em Variavel coloque JAVA_HOME. E em valor o seguinte:

c:\Program files\java\jdk1.7.0


Recomendamos reiniciar a máquina

Para testar, abra o prompt do DOS e digite "java -version"

A seguir digite "javac".
Se o resultado for esse ai abaixo, tudo bem.
Caso contrário revise as digitações. Um simples espaço põe tudo a perder.


Um comentário:

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.